OLIMPÍADA PERNAMBUCANA DE QUÍMICA 2017

REGULAMENTO

               

      A Olimpíada Pernambucana de Química 2017 (OPEQ 2017) é um evento realizado pela Universidade Federal Rural de Pernambuco e pela Universidade Federal de Pernambuco, e integra as atividades do Programa Nacional Olimpíadas de Química. A OPEQ 2017 consiste na resolução de provas de conhecimentos, em fase única, em três modalidades, que correspondem às três séries do ensino médio.

 

 

1 DOS OBJETIVOS

 

Art. 1º - A OPEQ 2017 busca incentivar o estudo da Química, estimular o desenvolvimento de jovens talentos pernambucanos, contribuir para a formação profissional de professores e professoras, e para o desenvolvimento do nosso estado, especificamente dentro dos seguintes objetivos:

        I.            incentivar na população jovem o interesse para o estudo da Química e permitir aos(às) estudantes aplicar seus conhecimentos e suas habilidades em um espírito olímpico;

     II.            estimular o ensino, o estudo e a pesquisa no campo da Química em Pernambuco;

   III.            identificar jovens com talento e aptidões para o estudo desta ciência, estimulando a curiosidade científica e incentivando-os a tornarem-se futuros(as) profissionais químicos(as);

  IV.            promover o entrosamento entre professores(as) de Química e estimular o enriquecimento de suas formações;

     V.            contribuir para a formação de quadros na área de Química, com a consequente alimentação dos cursos de pós-graduação e reposição do contingente de docentes e de pesquisadores(as);

  VI.            identificar estudantes do ensino médio com bons desempenhos em Química para representarem Pernambuco em competições nacionais.

 

 

2 DO PUBLICO ALVO

 

Art. 2º - A OPEQ 2017 destina-se a estudantes regularmente matriculados em escolas, públicas e privadas, do estado de Pernambuco, em níveis de escolaridade correspondentes aos 1º, 2º e 3º anos do ensino médio.

 

 

3 DAS INSCRIÇÕES

 

Art. 3º - As escolas interessadas em participar da OPEQ 2017 devem indicar um(a) funcionário responsável para atuar como coordenador(a) local, preferencialmente um(a) professor(a) ou um(a) coordenador(a) pedagógico.

§ 1º - Os cadastramentos das escolas deverão ser realizadas pelos representantes das instituições diretamente na home-page do Programa Nacional das Olimpíadas de Química, disponível em www.obquimica.org, seguindo os prazos do cronograma de atividades proposto para o evento (apêndice I).

§ 2º - As escolas deverão inscrever os estudantes. Cada escola poderá inscrever um total de até 15 (quinze) estudantes, sendo o máximo de 5 (cinco) estudantes por série.

§ 3º - Os critérios para seleção dos estudantes são estabelecidos por cada escola, tendo como sugestão a realização de uma olimpíada interna.

§ 4º - As inscrições são gratuitas, mas estimulam-se doações de 1kg de alimento não perecível, por livre iniciativa, para ser distribuído a uma instituição de assistência social do estado.

 

Art. 4º - A comprovação da escolaridade e demais dados cadastrais do estudante será de responsabilidade da escola. Informações inverídicas, a qualquer tempo constatadas, implicará na exclusão do estudante do certame, inclusive tornando sem efeito qualquer premiação que porventura tenha recebido, além do seu impedimento na participação de outras etapas do Programa Nacional Olimpíadas de Química.

 

 

4 DAS PROVAS

 

Art. 5º - As provas da OPEQ 2017 serão elaboradas por uma Comissão Pedagógica, constituída por professores e professoras com experiência na docência de química e na elaboração de questões de química para processos seletivos.

§ 1º - Para cada série, será desenvolvida e aplicada um tipo de prova, abrangendo conteúdos curriculares específicos (apêndice 2).

§ 2º - Cada tipo de prova constará de 16 (dezesseis) questões, distribuídas do seguinte modo: 12 (doze) questões objetivas de múltipla escolha, com 4 (quatro) alternativas (A, B, C, D), das quais apenas 1 (uma) deve ser assinalada, e por 4 (quatro) questões de alternativas constantes - verdadeiro/falso (V/F), contendo quatro alternativas cada. Cada questão de múltipla escolha valerá 5,0 (cinco) pontos e cada questão V/F 10,0 (dez) pontos, onde cada alternativa valerá 2,5 pontos (dois pontos e meio). Nas questões V/F, cada alternativa assinalada incorretamente anulará outra correta e o somatório será considerado para o conjunto desse tipo de questão, portanto, poder resultar em escore negativo a ser contabilizado no escore total.

 

 

5 DA REALIZAÇÃO DAS PROVAS

 

Art. 6º - Os exames serão aplicados em salas de prédios de universidades, de institutos federais e/ou de escolas públicas e privadas, que atuarão como polos de provas distribuídos nos seguintes municípios: Recife, Caruaru, Limoeiro, Garanhuns e Petrolina. Outro locais podem atuar como polos a depender de viabilização de logística e de orçamento.

 

Art. 7º - O período de aplicação e resolução das provas será de 3 (três) horas.

Parágrafo único - Será permitido o uso de calculadoras e os(as) candidatos(as) poderão levar o caderno de provas para casa, após a realização dos exames.

 

Art. 8º - Consultores(as) ad hoc voluntários(as), pertencentes a Instituições de Ensino Superior, não envolvidos no processo, serão convocados a visitar os locais de provas, para atuarem como avaliadores(as) externos(as). A imprensa também será convocada para registrar o evento e divulgar o processo.

 

Art. 9º - As provas e seus gabaritos serão disponibilizados na home-page da OPEQ.

Parágrafo único - As provas terão um período para contestação, segundo calendário, por meio de solicitação direta à Comissão Pedagógica, via preenchimento e envio de um formulário que será disponibilizado na home-page da OPEQ.

 

 

6 DA CORREÇÃO, CLASSIFICAÇÃO E DIVULGAÇÃO DOS RESULTADOS

 

Art. 10º - Os gabaritos serão corrigidos pela equipe de correção.

 

Art. 11º - A classificação final da OPEQ será divulgada em ordem decrescente de nota final e os resultados serão disponibilizados na home-page da OPEQ.

Parágrafo único - Em caso de empate no número de escore, a maior quantidade de acertos nas questões de dupla escolha (“V” ou “F”), será utilizada como critério de desempate.

 

Art. 12º - O resultado final da OPEQ será divulgado dentro do período estabelecido no cronograma na home-page da OPEQ.

 

 

7 DA PREMIAÇÃO

 

Art. 12º - Os candidatos e/ou candidatas com as melhores classificações serão contemplados(as) com certificados e as seguintes medalhas alusivas ao evento:

I.        ouro – para os 3 (três) da 1ª, 3 (três) da 2ª e 3 (três) das 3a séries;

II.     prata – para os 4 (quatro) da 1ª, 4 (quatro) da 2ª e 5 4 (quatro) das 3a séries;

III.   bronze – os 5 (cinco) da 1ª, 5 (cinco) da 2ª e os 5 (cinco) das 3ª séries.

Parágrafo único - Os demais alunos e alunas com notas acima de 6,5 (seis e meio) receberão certificados de Menção Honrosa.

 

Art. 13º - A cerimônia de premiação terá data e local a serem definidos pela coordenação estadual, com divulgação na home-page da OPEQ.

 

Art. 14º - Os 25 (vinte e cinco) estudantes melhores classificados da 1ª série e os 25 (vinte e cinco) melhores classificados da 2ª série do ensino médio estarão automaticamente selecionados para representar o estado na Olimpíada Brasileira de Química 2018 e na Olimpíada Norte-Nordeste de Química 2018.

Parágrafo único - Esses estudantes poderão alcançar as olimpíadas internacionais, desde que na época ainda não tenham completado 18 anos.

 

 

8 DAS DISPOSIÇÕES FINAIS

 

Art. 14º - Os casos omissos neste regulamento serão resolvidos pela coordenação estadual da OPEQ.


 

Apêndice 1

 

                         CRONOGRAMA DAS ATIVIDADES DA OPEQ 2017

 

MÊS

DATA/DIA

ATIVIDADE

Outubro

16/10/2017

(Segunda-feira)

Início das inscrições das escolas no sistema do Programa Nacional Olimpíadas de Química

20/10/2017

(Sexta-feira)

Término das inscrições das escolas no sistema do Programa Nacional Olimpíadas de Química

Até 23/10/2017

(Segunda-feira)

Divulgação dos locais de prova

28/10/2016

(Sábado)

Prova da Olimpíada Pernambucana de Química

30/10/2017

(Segunda-feira)

Divulgação dos gabaritos

Novembro

Até 1/11/2016

(Terça-feira)

Data limite para possíveis contestações aos gabaritos

Até 24/11/2017

(Sexta-feira)

Divulgação dos resultados

Dezembro

A ser confirmada

Solenidade de premiação

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 


 

Apêndice 2

 

CONTEÚDOS PROGRAMÁTICOS

 

Modalidade I

Matéria: elemento, substância, mistura. Processos de separação de misturas. Alotropia. Propriedades físicas: ponto de fusão, ponto de ebulição, densidade. Critérios de pureza. Fenômenos físicos e químicos. Átomo: prótons, nêutrons, elétrons. Isótopos. Isóbaros. Isótonos. Modelos atômicos: modelo mecânico-clássico e mecânico-ondulatório. Números quânticos, orbitais atômicos puros e híbridos. Configurações eletrônicas. Tabela periódica: nomes e símbolos dos elementos; Grupos e períodos. Propriedades periódicas. Classificação dos elementos em metais, não-metais, semi-metais, gases nobres, elementos de transição. Ligações químicas: regra do octeto-dueto, ligações iônicas, covalentes, metálicas - forças intermoleculares. Polaridade de moléculas e de ligações. Fórmulas eletrônicas (Lewis) e estruturais. Geometria molecular.  Reações químicas: leis ponderais. Estequiometria. Cálculos com porcentagem de pureza e rendimento.  Funções inorgânicas: classificação das reações: síntese, análise, deslocamento, dupla troca, óxido-redução. Nomenclatura de ácidos, bases, sais, óxidos e hidretos. Propriedades químicas das principais funções inorgânicas. Química ambiental: chuva ácida, camada de ozônio, poluição do ar, poluição da água. Laboratório: noções de segurança. Vidraria e seu emprego. Técnicas básicas de separação de substâncias.

 

Modalidade II

Conteúdos da Modalidade I. Soluções: soluções verdadeiras e soluções coloidais. Solubilidade em função da temperatura. Unidades de concentração. Cálculos de diluição. Titulometria. Propriedades coligativas: tonometria, ebuliometria, criometria, osmometria Soluções iônicas e moleculares. Termoquímica: reações endotérmicas e exotérmicas. Entalpia: lei de entalpia de reação (formação, combustão, neutralização). Entropia. Energia livre.  Gases: Lei de Boyle, Charles, Gay-Lussac. Equação de gases ideais. Transformações: isotérmicas, isobáricas. Misturas gasosas: pressão parcial, lei de Dalton. Volume molar. Lei de Graham.  Cinética Química. Velocidade de reação: fatores que influem na velocidade das reações. Lei da ação das massas. Ordem de reação e molecularidade. Lei de velocidade. Energia de ativação. Catálise.  Equilíbrio químico homogêneo. Constante de equilíbrio. Deslocamento de equilíbrio: princípio de Le Chatelier. Equilíbrio iônico: produto de solubilidade, hidrólise, pH e pOH.  Radioatividade: características das radiações: ?, ?, ?; raios-X. Séries radioativas, meia-vida. Efeitos biológicos das radiações.

 

Modalidade III

Conteúdos das modalidades I e II.  Eletroquímica. Pilhas. Potenciais de óxido-redução. Equação de Nernst. Eletrólise: sais fundidos e soluções aquosas. Cálculos. O átomo de carbono. Ligações do carbono. Fórmulas estruturais. Cadeias carbônicas.  Funções orgânicas: formulação, nomenclatura (sistemática, de classe funcional, trivial), ocorrência; hidrocarbonetos, funções oxigenadas, funções nitrogenadas, funções halogenadas, funções sulfuradas e tiocompostos. Funções mistas.  Isomeria: constitucional, estereoisomeria (configuracional e conformacional). Propriedades físicas das substâncias orgânicas: eletronegatividade, polaridade e solubilidade; forças que atuam sobre as moléculas; ponto de fusão, ponto de ebulição e densidade.  Propriedades químicas das substâncias orgânicas: reatividade, reações de adição, eliminação, substituição e oxidação. Aplicações no cotidiano.  Polímeros e biomoléculas.