OLIMPÍADA PERNAMBUCANA DE QUÍMICA 2019

REGULAMENTO

   

      1 DOS OBJETIVOS

 

Art. 1º - A OPEQ 2019 busca incentivar o estudo da Química, estimular o desenvolvimento de jovens talentos pernambucanos, contribuir para a formação profissional de professores e professoras, e para o desenvolvimento do nosso estado, especificamente dentro dos seguintes objetivos:

        I.            incentivar na população jovem o interesse para o estudo da Química e permitir aos(às) estudantes aplicar seus conhecimentos e suas habilidades em um espírito olímpico;

     II.            estimular o ensino, o estudo e a pesquisa no campo da Química em Pernambuco;

   III.            identificar jovens com talento e aptidões para o estudo desta ciência, estimulando a curiosidade científica e incentivando-os a tornarem-se futuros(as) profissionais químicos(as);

  IV.            promover o entrosamento entre professores(as) de Química e estimular o enriquecimento de suas formações;

     V.            contribuir para a formação de quadros na área de Química, com a consequente alimentação dos cursos de pós-graduação e reposição do contingente de docentes e de pesquisadores(as);

  VI.            identificar estudantes do ensino médio com bons desempenhos em Química para representarem Pernambuco em competições nacionais.

 

 

2 DO PUBLICO ALVO

 

Art. 2º - A OPEQ 2019 destina-se a estudantes regularmente matriculados em escolas, federais, públicas e privadas, do estado de Pernambuco, em níveis de escolaridade correspondentes aos 1º, 2º e 3º anos do ensino médio.

3 DAS INSCRIÇÕES

 

Art. 3º - As escolas interessadas em participar da OPEQ 2019 devem indicar um(a) funcionário responsável para atuar como coordenador(a) local, preferencialmente um(a) professor(a) ou um(a) coordenador(a) pedagógico.

§ 1º - Os cadastramentos das escolas deverão ser realizadas pelos representantes das instituições diretamente na home-page do Programa Nacional das Olimpíadas de Química, disponível em www.obquimica.org, seguindo os prazos do cronograma de atividades proposto para o evento (apêndice I).

§ 2º - As escolas deverão inscrever os estudantes. Cada escola poderá inscrever um total de até 15 (quinze) estudantes, sendo o máximo de 5 (cinco) estudantes por série.

§ 3º - O critério para seleção dos estudantes para a segunda fase, será de acordo com a nota de classificação obtida na prova enviada pela Coordenação para todos representantes cadastrados na OPEQ 2019.

§ 4º - As inscrições são gratuitas

 

Art. 4º - A comprovação da escolaridade e demais dados cadastrais do estudante será de responsabilidade da escola. Informações inverídicas, a qualquer tempo constatadas, implicará na exclusão do estudante do certame, inclusive tornando sem efeito qualquer premiação que porventura tenha recebido, além do seu impedimento na participação de outras etapas do Programa Nacional Olimpíadas de Química.

4 DAS PROVAS

Art. 5º - As provas da OPEQ 2019 serão elaboradas por uma Comissão Pedagógica, constituída por professores e professoras com experiência na docência de química e na elaboração de questões de química para processos seletivos.

§ 1º - Para cada série, será desenvolvida e aplicada um tipo de prova, abrangendo conteúdos curriculares específicos (apêndice 2).

§ 2º - Cada tipo de prova constará de 16 (dezesseis) questões objetivas de múltipla escolha, com 5 (cinco) alternativas (A, B, C, D , E), das quais apenas 1 (uma) deve ser assinalada.

 

5 DA REALIZAÇÃO DAS PROVAS

 

Art. 6º - Os exames serão aplicados em salas de prédios de universidades, de institutos federais e/ou de escolas públicas e privadas, que atuarão como polos de provas, que serão divulgados até o dia 08/11/2019.

Art. 7º - O período de aplicação e resolução das provas será de 3 (três) horas.

Parágrafo único - Será permitido o uso de calculadoras e os(as) candidatos(as) só poderão levar o caderno de provas para casa, após uma hora do início da prova.

Art. 8º - As provas e seus gabaritos serão disponibilizados na home-page da OPEQ.

Parágrafo único - As provas terão um período para contestação, segundo calendário, por meio de solicitação direta à Comissão Pedagógica, via preenchimento e envio de um formulário que será disponibilizado na home-page da OPEQ.

6 DA CORREÇÃO, CLASSIFICAÇÃO E DIVULGAÇÃO DOS RESULTADOS

 

Art. 10º - Os gabaritos serão corrigidos pela equipe de correção.

 

Art. 11º - A classificação final da OPEQ será divulgada em ordem decrescente de nota final e os resultados serão disponibilizados na home-page da OPEQ.

Parágrafo único - Em caso de empate no número de escore, os critérios para desempate a serem aplicados serão:

1º - Estudantes da rede pública;

2º - Pertencentes a escolas ou colégios com menos representantes na 2ª Fase;

3º - Pertencentes a cidades com menos representantes 2ª Fase;

4º - Com menor idade;

Art. 12º - O resultado final da OPEQ será divulgado dentro do período estabelecido no cronograma na home-page da OPEQ.

7 DA PREMIAÇÃO

 

Art. 12º - Os candidatos e/ou candidatas com as melhores classificações serão contemplados(as) com certificados e as seguintes medalhas alusivas ao evento:

I.        ouro – para os 3 (três) da 1ª, 3 (três) da 2ª e 3 (três) das 3a séries;

II.     prata – para os 4 (quatro) da 1ª, 4 (quatro) da 2ª e 5 4 (quatro) das 3a séries;

III.   bronze – os 5 (cinco) da 1ª, 5 (cinco) da 2ª e os 5 (cinco) das 3ª séries.

Parágrafo único - Os demais alunos e alunas com notas igual ou acima de 70 de pontos, receberão certificados de Menção Honrosa.

Art. 13º - A cerimônia de premiação será dia 18/12/2019 (quarta-feira) no salão nobre da UFRPE em horário a ser definido.

Art. 14º - Vagas na Olimpíada Norte Nordeste 2020- Até cinquenta (50) alunos representarão Pernambuco no certame 2020: O preenchimento das vagas ocorrerá, inicialmente, com a inscrição dos doze (12) medalhistas(ouro, prata e bronze) para cada modalidade I e II (1° e 2° série) e os dez (10) mais bem classificados que receberem menção honrosa para a modalidade II da OPEQ 2019. Em seguida, serão inscritos os dois (02) estudantes mais bem classificados na segunda fase da Olimpíada Nacional de Ciências de 2019 (ONC) em cada modalidade A e B. Serão inscritosseis (06) estudantes mais bem classificados na segunda fase da Olimpíada Nacional deCiências de 2019 (ONC) na modalidade C e seis (06) estudantes mais bem classificados naOBQ 2019 (Olimpíada Brasileira de Química) na modalidade I

Vagas para a Olimpíada Brasileira de Química 2020: Terão vaga assegurada: os 56 (cinqüenta e seis) alunos - 16 (dezesseis) da primeira série e 32 (trinta e dois) da segunda série - mais bem classificados na OPEQ 2019, podendo ter alteração de acordo os critérios estabelecido nos subitens 7.1.2.4 (edital no site). Em seguida os dois(02) alunos mais bem classificados em cada modalidade A e B; os quatro (04) mais bemclassificados na Olimpíada Nacional de Ciências de 2019 ONC na modalidade C. Todos os estudantes que obtiverem nota acima de 80 pontos na Olimpíada Brasileirade Química Júnior no ano anterior, serão inscritos na Olimpíada Brasileira de Química(OBQ) - Modalidade A. A inscrição desses alunos não interfere na cota de cada Estado. Eles serão adicionados à lista de estudantes selecionados na Olimpíada Estadual, pelaCoordenação Nacional. O representante deverá informar ao Coordenador o nome doestudante

Parágrafo único - Esses estudantes poderão alcançar as olimpíadas internacionais, desde que na época ainda não tenham completado 18 anos.

8 DAS DISPOSIÇÕES FINAIS

Art. 14º - Os casos omissos neste regulamento serão resolvidos pela coordenação estadual da OPEQ.

 

Apêndice 1

 

                         CRONOGRAMA DAS ATIVIDADES DA OPEQ 2019

 

DATA/DIA

ATIVIDADE

27/05/2019

Início das inscrições das escolas no sistema do Programa Nacional Olimpíadas de Química

09/08/2019

Término das inscrições das escolas no sistema do Programa Nacional Olimpíadas de Química

23/09 - 27/09/2019

Exame da Primeira Fase

01/10 a 15/10/2019

Inscrições para a Segunda Fase

até 08/11/2019

Divulgação dos locais de prova

        23/11/2019

Prova da Olimpíada Pernambucana de Química

24/11/2019

           Divulgação dos gabaritos
         Até 29/11/2019 Data limite para possíveis contestações aos gabaritos
       Até 13/12/2019 Divulgação dos resultados

18/12/2019

Solenidade de premiação

 Apêndice 2

 

CONTEÚDOS PROGRAMÁTICOS

 

Modalidade I

Matéria: elemento, substância, mistura. Processos de separação de misturas. Alotropia. Propriedades físicas: ponto de fusão, ponto de ebulição, densidade. Critérios de pureza. Fenômenos físicos e químicos. Átomo: prótons, nêutrons, elétrons. Isótopos. Isóbaros. Isótonos. Modelos atômicos: modelo mecânico-clássico e mecânico-ondulatório. Números quânticos, orbitais atômicos puros e híbridos. Configurações eletrônicas. Tabela periódica: nomes e símbolos dos elementos; Grupos e períodos. Propriedades periódicas. Classificação dos elementos em metais, não-metais, semi-metais, gases nobres, elementos de transição. Ligações químicas: regra do octeto-dueto, ligações iônicas, covalentes, metálicas - forças intermoleculares. Polaridade de moléculas e de ligações. Fórmulas eletrônicas (Lewis) e estruturais. Geometria molecular.  Reações químicas: leis ponderais. Estequiometria. Cálculos com porcentagem de pureza e rendimento.  Funções inorgânicas: classificação das reações: síntese, análise, deslocamento, dupla troca, óxido-redução. Nomenclatura de ácidos, bases, sais, óxidos e hidretos. Propriedades químicas das principais funções inorgânicas. Química ambiental: chuva ácida, camada de ozônio, poluição do ar, poluição da água. Laboratório: noções de segurança. Vidraria e seu emprego. Técnicas básicas de separação de substâncias.

 Modalidade II

Conteúdos da Modalidade I. Soluções: soluções verdadeiras e soluções coloidais. Solubilidade em função da temperatura. Unidades de concentração. Cálculos de diluição. Titulometria. Propriedades coligativas: tonometria, ebuliometria, criometria, osmometria Soluções iônicas e moleculares. Termoquímica: reações endotérmicas e exotérmicas. Entalpia: lei de entalpia de reação (formação, combustão, neutralização). Entropia. Energia livre.  Gases: Lei de Boyle, Charles, Gay-Lussac. Equação de gases ideais. Transformações: isotérmicas, isobáricas. Misturas gasosas: pressão parcial, lei de Dalton. Volume molar. Lei de Graham.  Cinética Química. Velocidade de reação: fatores que influem na velocidade das reações. Lei da ação das massas. Ordem de reação e molecularidade. Lei de velocidade. Energia de ativação. Catálise.  Equilíbrio químico homogêneo. Constante de equilíbrio. Deslocamento de equilíbrio: princípio de Le Chatelier. Equilíbrio iônico: produto de solubilidade, hidrólise, pH e pOH.  Radioatividade: características das radiações: alfa, beta e gama; raios-X. Séries radioativas, meia-vida. Efeitos biológicos das radiações.

 Modalidade-III

Conteúdos das modalidades I e II.  Eletroquímica. Pilhas. Potenciais de óxido-redução. Equação de Nernst. Eletrólise: sais fundidos e soluções aquosas. Cálculos. O átomo de carbono. Ligações do carbono. Fórmulas estruturais. Cadeias carbônicas.  Funções orgânicas: formulação, nomenclatura (sistemática, de classe funcional, trivial), ocorrência; hidrocarbonetos, funções oxigenadas, funções nitrogenadas, funções halogenadas, funções sulfuradas e tiocompostos. Funções mistas.  Isomeria: constitucional, estereoisomeria (configuracional e conformacional). Propriedades físicas das substâncias orgânicas: eletronegatividade, polaridade e solubilidade; forças que atuam sobre as moléculas; ponto de fusão, ponto de ebulição e densidade.  Propriedades químicas das substâncias orgânicas: reatividade, reações de adição, eliminação, substituição e oxidação. Aplicações no cotidiano.  Polímeros e biomoléculas.